Dando continuidade à série especial “Apps Mobile”sobre as diferentes áreas envolvidas na criação de aplicativos, neste primeiro post sobre Linguagem de Programação, falaremos sobre os principais sistemas operacionais, linguagens de programação utilizadas, equipamentos e seus respectivos canais de distribuição.

Programação de Aplicativos Mobile

Os aplicativos de celulares estão cada vez mais presentes em nossas vidas e hoje praticamente existe um aplicativo para tudo o que queremos. A frase “existe um app para isso” já é amplamente usada em nossas conversas entretanto esses aplicativos móveis não surgiram apenas das ideias, foi necessário alguém para desenvolvê-los.

mulher-procurando-bus-macbook
Sistemas Operacionais

No mundo mobile existem hoje três principais sistemas: Android, iOS e Windows Phone. Além desses três existem outros menores que somados não representam 5% do mercado mundial mas que são tantos que não vai ser possível falar de todos sem tornar esse artigo muito maior do que já é.

Vamos falar brevemente de cada um dos Sistemas Operacionais mais relevantes e de alguns dos menores, mas que consideramos bastante interessantes:

Android
android-color-nome

É o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, é desenvolvido pela Google. Começou como um produto para concorrer com o Blackberry mas em 2007, com o lançamento do iPhone, ele mudou de rumo e passou a ter o produto da Apple como seu principal concorrente.

Seu ponto forte é ser um sistema que qualquer fabricante pode licenciar, o que levou ao lançamento de inúmeros telefones com Android, em todas as faixas de preço e para todo tipo de usuário. Infelizmente sua principal característica é também a origem de seu principal ponto fraco, o sistema é muito fragmentado, com vários aparelhos ainda rodando versões de 5 anos atrás e apenas uma baixa porcentagem suportando a versão mais nova, isso acaba gerando problemas entre os desenvolvedores que tem que escolher em usar as funções mais novas do sistema operacional ou dar suporte para mais aparelhos.

Como curiosidade até pouco tempo, Steve Wozniak, co-fundador da Apple, tinha o Android como seu sistema operacional predileto, com o lançamento do iPhone 6 ele disse ter trocado o Android pelo iPhone.

iOS
ios-apple

Lançado em 2007 junto com o iPhone pela Apple, quando ainda se chamava de iPhone OS, é o responsável pelo início da era dos smartphones que vivemos agora, que até então ainda eram um produto de nicho dominado por telefones com Windows CE e pelo Blackberry.

Com uma usabilidade extremamente acessível, baseado em uma tela de toque mais sensível que qualquer um de seus concorrentes da época e com uma interface de usuário feita pensando na utilização com as mãos ao invés das canetas style ele trouxe a experiência de um computador de bolso para um número muito maior de pessoas.

O iOS chegou a liderar o mercado de smartphones mas foi passado pelo Android. Ainda, assim, se mantém como um dos Sistemas Operacionais móveis mais utilizados no mundo.

Windows Phone
windows-phone

A Microsoft, que já havia sido relevante entre os sistemas operacionais móveis com o seu Windows CE se viu passada para trás com a chegada do iOS e em seguida pelo Android, resolveu rever sua estratégia e reformulou o Windows CE passado a chamá-lo de Windows Phone.

O maior expoente do Windows Phone foi com certeza a NOKIA entretanto ele nunca chegou a fazer o mesmo sucesso que o Android e o iOS, o que acabou levando a NOKIA a vender sua divisão de celulares para a Microsoft, que hoje é a principal, e quase única, fabricante de telefones com o WP com a série LUMIA.

Com a chegada do Windows Phone 10 até o fim de 2015 a Microsoft pretende unificar seu ambiente de desenvolvimento com os aplicativos universais. Aplicativos que serão tanto compatíveis com o desktop quanto com os seus smartphones.

BlackBerry
blackberry

Lançado pela RIM, era o telefone predileto entre os executivos e usuários corporativos. Até hoje o seu ambiente de mensagens, o BBM, ainda é utilizado por usuário que buscam segurança em suas comunicações. Sua característica mais marcante era o teclado físico em seus telefones que facilitavam muito a digitação nesses aparelho mas que, por pressão de mercado, acabou sendo abandonado nos modelos mais recentes em favor de telas maiores e um teclado virtual com corretor de texto.

A RIM não conseguiu acompanhar seus concorrentes e foi gradativamente perdendo relevância e hoje já anuncia lançar telefones com o Android.

MeeGO
meego

É um sistema operacional móvel de código aberto que vinha sendo desenvolvido pela NOKIA e Intel. A NOKIA chegou a lançar o telefone N9 com esse sistema mas logo descontinuou o seu desenvolvimento em favor do Windows Phone que passou a adotar em todos os seus produtos.

Alguns fãs do sistema consideram o abandono do MeeGO pela NOKIA como o início do fim da empresa.

Tizen
tizen

A Samsung sempre quis ter seu próprio sistema operacional móvel, mesmo sendo a maior fabricante de aparelhos com Android. Ela até chegou a lançar aparelhos com um sistema próprio chamado Bada mas que só teve um relativo sucesso na Coréia do Sul. A poucos anos atrás ela resolveu juntar o seu sistema Bada com o MeeGO e começou a desenvolver o Tizen em parceria com a Intel.

O sistema tem como principal característica sua flexibilidade, sendo usado em diversos produtos da Samsung, de smartwatch e câmeras fotográficas à aparelhos televisores. Só o que a Samsung ainda não conseguiu lançar, com sucesso, foi um telefone com o sistema.

O celular Z1 deveria ser o primeiro celular com o sistema, mas só foi lançado na Índia e logo foi descontinuado.

Sailfish
Sailfish

Desenvolvido pela Jolla, uma empresa finlandesa fundada por ex-funcionários da NOKIA, é um sistema baseado no MeeGO, um sistema operacional de código aberto que era desenvolvido pela NOKIA e Intel.

A principal característica do Sailfish é sua Interface inteiramente baseada em gestos na tela de toque, sem uso de botões e possuir uma compatibilidade com aplicativos desenvolvidos para Android.

Por enquanto esse sistema teve um lançamento restrito a Finlândia e é bem difícil de ser encontrado em outro lugar.

Outros Sistemas Operacionais

Existem outras plataformas como a Ubuntu Phone e o Firefox OS, mas vou deixar para comentar mais sobre elas em outra oportunidade.

Gostou do post? Fique ligado na continuação da série especial “Apps Mobile”sobre as diferentes áreas envolvidas na criação de aplicativos. Na segunda parte de Linguagem de Programação, falaremos sobre os equipamentos e ambientes de desenvolvimento.

Até lá!

Apps Mobile – Linguagem de Programação – Parte 1
Tagged on:                                                                                                                                                             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Post? Curtiu o Blog da Tap4. Conte aos seus amigos, compartilhe!