Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Apesar da crise, o mundo mobile continua crescendo e as empresas estão cada vez aderindo mais a esse universo em busca de aumentar suas vendas. Mas quais os principais motivos? Primeiro, porque as tecnologias móveis abrem novos canais de vendas e, segundo porque possibilitam um maior controle sobre as equipes de vendas.

Mobilidade Corporativa – O Caminho para Aumentar as Vendas

Quando visto de forma equivalente ao e-commerce, o mobile permite a venda de produtos e serviços através do celular, pelo mesmo caminho do processamento de pedidos do e-commerce.

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Até aí nada inovador, mas o a comunicação com o cliente é muito mais direta. Em vez de enviar os enfadonhos mailings, a empresa passa a enviar ofertas através de notificações, diretamente ao cliente, onde estiver, a qualquer hora do dia.

Coletam-se informações de acesso, navegação e dados pessoais para descobrir quais conteúdos têm maior adesão. Assim, os testes de produtos, combos e promoções não têm custos exagerados e, com estes dados, redirecionam-se ações de marketing nos aspectos propaganda, produto, preço e praça.

NA PROPAGANDA

Descobrir a melhor forma de conversar com o cliente, pela adesão aos conteúdos apresentados.

NO PREÇO

Promoções temporárias para clientes que visualizaram o produto e não compraram (problema de percepção de valor).

NA PRAÇA

Identificação das regiões com maior potencial para determinadas linhas de produtos.

NO PRODUTO

Os parâmetros de desempenho nas vendas permitem medir quais produtos têm o maior nível de interesse.

O sonho de comunicar o produto que o cliente está precisando, no preço que lhe convém, exatamente quando está passando próximo da loja já é uma realidade.

Produtos Digitais

Além dos produtos convencionais, podem-se vender os famosos “produtos digitais”, que não precisam de estoques, logística, pontos de venda e lançá-los com muita velocidade, melhorando o serviço em versões posteriores.

Uma editora, por exemplo, ao invés de vender apenas revistas e livros, passa a comercializar jogos, quizzes, quebra-cabeças, jogo da memória, simuladores etc. Mostrar conteúdos adicionais aos seus produtos, construir coleções, redes de discussão, redes sociais e, com isso, aumentar a frequência da comunicação com o cliente.

Há quem pense que todo produto digital é gratuito, mas nem sempre. Alguns tem partes pagas e gratuitas, é o conceito de “fremium”. O cliente recebe uma “isca” gratuita que virá recheada de “oportunidades para consumir”.

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Controle da Equipe de Vendas

Você pode dizer que sua empresa não tem interesse em potencializar as vendas usando a internet sem aumentar seus custos fixos, mas certamente terá interesse em controlar o trabalho de campo tradicional. A mobilidade corporativa aplicada às vendas possui as seguintes funcionalidades:

CRIAR UMA LISTA DE POTENCIAIS CLIENTES

Acessíveis ao vendedor através do celular, onde estiver, em qualquer horário do dia. A lista de potenciais clientes orienta o vendedor sobre quais segmentos de mercado explorar e qual público-alvo deve procurar. A lista é feita imediatamente, sem a necessidade de estar no escritório.

AGENDAR VISITAS

O vendedor constrói sua agenda/roteiro de visitas através do mobile, recebe avisos quando estiver próximo a um cliente e reporta o status direto da rua, onde deve estar. Se necessário, o gestor de vendas pode fazer intervenções em tempo real, modificando o roteiro, passando orientações etc.

MONITORAR VISITAS

Garantir que o vendedor siga um roteiro de exposição de catálogo, coletar o grau de interesse do cliente em tempo real e, acompanhar a localização e a duração do procedimento. Deste modo, a equipe de marketing se torna mais ágil na reorganização do mix de produtos, pois tem a reação imediata dos clientes em cada região e para cada linha de produtos.

CONTROLAR LEADS

Uma vez identificada uma oportunidade, o controle do funil de vendas é realizado via mobile, sem que o vendedor sequer precise estar online, pois sincroniza os dados posteriormente. Controlando adequadamente o funil de vendas, menos leads envelhecem e até a capacidade produtiva com mais acurácia.

ELABORAR PROPOSTAS E ORÇAMENTOS

O cliente não pode ficar sem resposta. O tempo de retorno pode determinar o sucesso ou fracasso da negociação. Basta preencher alguns campos, do próprio celular, para enviar propostas e orçamentos.

GERIR O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Investir no relacionamento com o cliente é essencial. Há inúmeras ferramentas que nos permitem ter todos os contatos à mão e saber suas preferências, contratos e até informações sobre pagamentos e inadimplência.

Estratégia de Mobilidade Corporativa

Se isso tudo ainda não for suficiente para encher seus olhos, lembre-se que com este mecanismo a venda pode ser realizada em qualquer lugar do mundo, de forma automática ou tradicional.

A tecnologia abre uma gama de possibilidades às empresas que buscam, na mobilidade corporativa, encontrar seu diferencial, seja pela velocidade no atendimento, agilidade para lidar com mudanças ou no compartilhamento de informações.

Uma boa estratégia mobile deve ser construída especialmente para cada negócio, aproveitando seus pontos fortes e revertendo seus pontos fracos. É por isso que as empresas têm buscado parceiros não apenas para desenvolver softwares, mas para criar soluções que apoiem seus objetivos.

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Mobilidade Corporativa – O caminho para aumentar as vendas

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