Dizer o que torna um aplicativo um sucesso é difícil. Há centenas de apps completamente diferentes e que tem milhões de downloads. Alguns são realmente muito bons, já outros, ninguém entende como fazem sucesso (e provavelmente você tem, já teve ou terá ele no celular). Por outro lado, existem alguns erros clássicos, que arruinam qualquer App e devem ser evitados para que um App tenha chance de estar entre os grandes. Confira!

Apps Confusos

Um aplicativo confuso ou com dezenas de funções complicadas onde o usuário não vai conseguir entender a finalidade do app, não vai entender pra quê ele serve.

O aplicativo precisa ser intuitivo, claro que existe o wizard, que explica rapidamente o que o app faz, mas o usuário tem que conseguir em poucos toques achar o que ele precisa, de maneira dinâmica e simplificada.

homem-smartphone-confuso
Design Ruim

Após definir as funcionalidades do app, um bom design é o segundo passo para que ele tenha sucesso. Pois o design não é apenas deixar o app com uma aparência bonita, o design trabalha além da identidade visual colocando as cores da sua empresa de uma maneira que chame a atenção e agrade o usuário, mas também com a experiência do usuário, pensando como ele vai ser comportar e assim projetar as telas de maneira que a navegação seja intuitiva.

mao-segurando-app-twitter-layout-ruim
Bugs

Um app com bug é um app que vai ser deletado na primeira oportunidade. Se o aplicativo apresentar bugs como um menu que não funciona, ou travar o smartphone, ou pior, nem abrir, ele vai ser deletado com certeza, por isso é muito importante ter uma equipe de testes, que vai testar sua aplicação em diferentes devices.

app-bug-mobile
Servidor Lento

Para que o aplicativo funcione ele precisa estar conectado a um bom servidor, primeiro para que o app não fique fora do ar (o temido Error 404), depois, que ele se mantenha sempre ativo e que possam ser feitas atualizações e melhorias nele, sem sobrecarga de acesso.

estatisticas-graficos-servidor
Falar Muito

Prometer que o app vai ter mil e uma utilidades e não conseguir cumprir com isso.

Não adianta fazer muita propaganda, ainda mais esperar por um milagre, se o seu aplicativo não for realmente fazer tudo que está sendo falado.

falar-muito

Seu app se enquadra em alguma dessas situações? Não se desespere! Aqui no blog você encontra posts com diversas alternativas para melhorar seu app e torná-lo atrativo e competitivo no mercado, utilizando tecnologias poderosas, melhorando o design ou transformando-o num smart app de verdade.

Gostou do post? Se interessa por tecnologia e quer estar por dentro deste e de outros assuntos? Então, fique ligado nos próximos posts sobre Tecnologia e Negócios do blog da Tap4.

5 Erros clássicos que fracassam um Aplicativo

Gostou do Post? Curtiu o Blog da Tap4. Conte aos seus amigos, compartilhe!