Desenvolvimento de App Nativo Mobile x Aplicativo Web

A pergunta sempre volta aparecer quando se discute no desenvolvimento de aplicativo: Devo desenvolver nativamente ou criar um Aplicativo Web? Primeiramente, acho necessário explicar um pouco do que se trata cada um deles. Considero que existem duas categorias para cada uma das opções, então vamos a elas.

Desenvolvimento de Apps Nativos

java
html-5-css-3
javascript
Aplicativo Nativo

É desenvolvido utilizando linguagens de programação nativas para cada plataforma (Objective-C/Swift para iOS, Java para Android). Essas aplicações móveis são rápidas, ágeis, confiáveis e poderosas mas estão amarradas a uma plataforma. Isso quer dizer que você precisa desenvolver um aplicativo para cada plataforma. Praticamente todos os jogos são desenvolvidos nativamente.

Isso quer dizer que você precisa desenvolver um aplicativo para cada plataforma. Praticamente todos os jogos são desenvolvidos nativamente.

Aplicativo Híbrido

É um misto entre desenvolvimento nativo e utilização de técnica de design responsível utilizando HTML 5, CSS 3 e JavaScript. Também podem ser utilizados alguns frameworks para facilitar o trabalho como PhoneGap, Titanium e App Machine. Essa abordagem oferece uma forma de desenvolver o mínimo para plataformas especificas manter a lógica principal do seu aplicativo em tecnologias web e acesso aos recursos do dispositivo, como câmera, GPS e outros.

Em contrapartida o seu aplicativo não vai ter a mesma agilidade do que um aplicativo 100% nativo e às vezes nem mesmo o look’n feel. O que pode tornar a experiência de utilização menos agradável e familiar para os seus usuários.

Comparativo: Aplicativo Nativo x Aplicativo Híbrido

Não há uma grande vantagem de custo e complexidade técnica entre usar a abordagem de Aplicativos Nativos e Aplicativos Híbridos, você pode reaproveitar código de uma plataforma para outra utilizando a abordagem híbrida mas ainda vai ter que se preocupar com as particularidades de cada plataforma e testar o que for feito em todas as plataformas que deseja atingir. Além disso, alguns desses frameworks que facilitam o processo pedem por um pagamento de licenças ou mesmo um pagamento por aplicativos publicados, o que aumenta o custo do projeto.

aplicativos-smartphone-conectividade

Então quando utilizar um ou outro? Minha sugestão é ir de nativo se a sua aplicação precisa de uso intensivo de recursos dos dispositivos como localização, funcionar (sincronização de dados), câmera, notificação  e acelerômetro e utilizar híbrido se há a oportunidade de reutilização de grande porção do código, se o aplicativo não precisar ser muito dinâmico (pouca animação, mudanças de telas e listas pequenas) e possuí um design mais simples (o que aumentaria a reutilização de código e diminuiria o custo de desenvolvimento).

Desenvolvimento de Web Apps

Aplicativo Web Dedicado

É um web site mobile feito para uma plataforma e um formato especifico. Como um site que é feito para parecer com um aplicativo de iOS ou Android mas não teria o mesmo look ‘n feel em uma outra plataforma móvel. Esses sites podem utilizar tecnologias mais recentes de web para parecer com um aplicativo mas ainda assim eles não irão responder como uma aplicativo nativo e nem terão acesso aos mesmos recursos que um aplicativo nativo possui como por exemplo a câmera e o GPS.

Aplicativo Web Genérico

É um web sites mobile feito para rodar em qualquer plataforma móvel. Utilizam a estratégia de desenvolvimento de site responsível para parecer bem em qualquer plataforma, mas sendo feitos para rodar bem em qualquer plataforma ela não aproveita das qualidades únicas de nenhuma. Além disse tem as mesmas limitações de agilidade e acesso a recursos do sistema que um Aplicativo Web Dedicado tem.

Comparativo: Aplicativo Nativo x Aplicativo Web

Tecnicamente é simples, um Aplicativo Web não vai emular uma interface de usuário nativa perfeitamente. Cada plataforma possui sua própria linguagem de interface com o usuário que vai evoluindo junto com plataforma. Um Aplicativo Web precisa gastar recursos de programação para emular essas interfaces para cada um de seus dispositivos alvos já que não estariam usando os componentes nativos dos mesmos.

conectividade-notebooks-aplicativos

Uma página web não deveria tentar emular um aplicativo, ela nunca será tão boa quanto, tanto em usabilidade quanto em interface de usuário. Nem um App deveria tentar substituir um site. Os dois possuem propostas diferentes e diferentes conteúdos para oferecer.

Considerações Finais

Tanto Aplicativos Nativos, como Aplicativos Web possuem vantagens e desvantagens e podem ser usados em ocasiões diferentes para diferentes objetivos:

  • Se o seu público gostaria de colocar o seu ícone em sua tela principal vá de Aplicativo Nativo, se não, vá de Web App, mas não vá de Web App disfarçado de Aplicativo Nativo.
  • Se o usuário deseja uma interação de apenas um momento normalmente é para a web que eles vão, se não, se há um motivo para continuar voltando então um Aplicativo Nativo será a melhor ferramenta.

Portanto é necessário sempre analisarmos o projeto para encontramos a melhor abordagem. Dependendo do projeto uma combinação entre ter um aplicativo e um site respondível pode ser a melhor solução para o seu problema.

Investir em um bom Projeto de Aplicativo é ter um produto de sucesso que fará a diferença no seu negócio! Solicite hoje mesmo seu orçamento conosco.

app-nativo-web-tablet-lojas

Gostou do post? Se interessa por tecnologia e quer estar por dentro deste e de outros assuntos? Então, fique ligado nos próximos posts sobre Tecnologia e Negócios do blog da Tap4.

Desenvolvimento de Aplicativo Nativo x Web App

2 thoughts on “Desenvolvimento de Aplicativo Nativo x Web App

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do Post? Curtiu o Blog da Tap4. Conte aos seus amigos, compartilhe!